Diante de uma situação de pandemia e possível crise econômica, é preciso fortalecer a confiança da sua equipe. Todos os profissionais devem se questionar sobre o que vai acontecer daqui para frente.

Como ter confiança durante um cenário de muitas incertezas e pouca esperança no futuro? Saiba que o engajamento da sua equipe é a solução para esse questionamento.

Todas as organizações, públicas e privadas, estão dando prioridade à vida. Estão preocupadas com seus colaboradores e em como passar por essa pandemia sem maiores danos.
Para isso, líderes e gestores de todos os níveis estão também se adequando ao novo gerenciamento de suas equipes. Liderar não é tarefa fácil. Traz incertezas, erros e acertos, mas também muitos motivos do que se orgulhar.

Como destacou o presidente do conselho das Lojas Renner, José Galló, em um artigo escrito para o Brazil Journal:
“Os que melhor fizerem a gestão deste momento delicado estarão mais preparados para os novos tempos. Estarão mais eficientes, mais produtivos, mais inovadores e mais rápidos para uma retomada, e para a conquista de uma melhor posição de mercado no futuro.”


“ENGAJAMENTO É A COMUNICAÇÃO EM AÇÃO”

Essa frase é da fundadora da Compreendo Endomarketing e idealizadora da plataforma endomarketing.online, Juliana Rodermel Joaquim, que afirmou durante o seu curso “Fortalecendo a Confiança do Colaborador” que a comunicação agora é mais essencial do que nunca.

Ela divulgou ainda uma pesquisa da Revista VOCÊ/SA, de abril deste ano, em que 52% dos colaboradores ficam estressados quando uma organização apresenta problemas na comunicação. Os resultados disso são: 25% das metas de desempenho não alcançadas e 18% das vendas perdidas.

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É bom lembrar ainda que um líder não faz sozinho o seu trabalho. Conta com a sua equipe que faz acontecer com garra quando acredita no propósito da empresa e na organização da qual faz parte. Então, engajamento é a chave para o sucesso.

COMUNICAÇÃO ENGAJA E FORTALECE

O endomarketing estabelece essa relação de confiança entre a empresa e o colaborador, fazendo com que ele se sinta parte de uma grande construção chamada propósito.

Para confiar, o colaborador precisa conhecer a estratégia da empresa e sentir nas veias a cultura da organização. Por isso, a comunicação é tão importante e, durante a crise, mais essencial do que nunca.

Algumas dicas é deixar claro o propósito da empresa, o porquê de fazer isso; os valores, que resumem como uma organização pensa; e a importância que cada um tem para fazer o negócio acontecer.

É por meio do endomarketing que essa conexão é feita entre o que a empresa quer e o que o colaborador espera. Os resultados de uma comunicação bem-feita é um time unido pelo mesmo objetivo, um clima organizacional mais leve e, consequentemente, mais produtivo.


APRENDER COM OS DESAFIOS

Garantir a saúde dos colaboradores, prevenir todos do novo coronavírus, dar continuidade ao negócio e evitar perdas, é o cenário do momento atual e devemos lembrar que somos brasileiros e que estamos enfrentando junto com o mundo essa pandemia.

A hora é de manter a calma, adaptar-se, seguir em frente e aprender com tudo que estamos vivendo. Administradores de todas as empresas estão agindo com responsabilidade, cuidando da saúde de todos e, quem sabe o mais importante, agindo com compaixão para entender que é uma fase difícil, mas que vai passar e nos adaptaremos ao “novo normal”. Compaixão, inclusive, deve ser exercida também pelos empregados com seus colegas e líderes.

Além disso, é preciso pensar na estabilidade do negócio para que quando tudo isso passar, e vai passar, todos possam voltar ainda mais fortalecidos e com o propósito mais claro de união, trabalho em equipe, solidariedade e vitória.

Para chegarmos lá, a confiança em dias melhores deve estar mais presente a cada momento. Lembre-se que o Brasil não vai acabar. Os brasileiros já passaram por outras crises e sobreviveram porque se adaptaram ao novo, mas confiaram que podiam vencer cada obstáculo.

E esse é mais um que será superado e vamos estar juntos quando tudo isso acabar. Teremos novos pensamentos, novas perspectivas, novos negócios. Vamos nos tornar melhores profissionais e seres humanos.

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