Quem trabalha com Comunicação e Endomarketing precisa montar com antecedência o Planejamento de Endomarketing do próximo ano. Se deixamos essa tarefa para a última hora, sempre há o risco de algo dar errado e as ações previstas não saírem do papel.
E como logo, logo acaba o ano, a hora de começar a pensar no calendário de ações para 2023 é agora!
Por isso, trouxemos um passo a passo para ajudar você nesse desafio, buscando melhorar o engajamento dos colaboradores da sua empresa.
Vem com a gente!
FAÇA UM LEVANTAMENTO DAS DATAS IMPORTANTES
No momento de montar um calendário de datas comemorativas, é preciso considerar três critérios:
· Relevância: qual a relevância dessa data para a empresa?
· Cultura organizacional: quais datas estão relacionadas à cultura da empresa?
· Necessidades dos colaboradores: quais dificuldades precisam ser solucionadas na equipe?
É importante conversar com os gestores para saber o que eles estão planejando para o ano com os seus times, assim, é possível ter uma ideia melhor de quais celebrações são mais adequadas para o momento vivido pela instituição.
OUÇA A EQUIPE
Já falamos sobre a importância de fazer um levantamento sobre as necessidades dos colaboradores. Agora, vamos explicar como você pode fazer isso!
Uma dica é você conversar com os gerentes e diretores das áreas para saber o que suas equipes precisam. Um pode considerar que é importante treinar o time para desenvolver as soft skills (competências comportamentais); outro pode achar que a prioridade é oferecer mais eventos de confraternização, para estreitar o relacionamento entre os colaboradores.
Outra ideia é aplicar uma pesquisa envolvendo toda a equipe, deixando uma pergunta em aberto sobre isso. Para as áreas operacionais, onde o acesso ao e-mail é limitado, você pode disponibilizar uma caixa de sugestões. Dessa forma, é possível entender o que os colaboradores esperam da organização, fazendo-os se sentirem mais valorizados.
AVALIE O IMPACTO QUE AS AÇÕES PODEM TER
Pense sempre no impacto que as ações planejadas podem ter para a empresa e se elas estão alinhadas ao perfil do seu público-alvo.
Por exemplo: estimular os colaboradores a deixarem o automóvel em casa no Dia Mundial sem Carro sendo que a maioria dos profissionais vai ao trabalho de bicicleta. Ou fazer uma campanha do Dia da Árvore dias depois que a empresa retirou árvores do pátio para ampliar o estacionamento.
Percebe como nem sempre uma data comemorativa condiz com realidade da sua empresa? Além de desperdiçar tempo e dinheiro, celebrar datas que não são estratégicas pode desmotivar os colaboradores em vez de engajá-los.
ORGANIZE O ORÇAMENTO
Aprove com a diretoria o orçamento das ações planejadas para o ano de uma só vez. Assim, não tem o risco de as ações atrasarem por falta de dinheiro e você fica focado só na execução.
CONTE COM O APOIO DE OUTROS SETORES
O Endomarketing lida diretamente com as pessoas, por isso, não pode trabalhar sozinho. Na hora de definir as ações, conte com o apoio de outros setores para mapear as ideias.
Quanto mais pessoas estiverem pensando nos eventos voltados para o colaborador, mais a empresa vai inovar e fugir do óbvio.
Esperamos que esse conteúdo ajude você a estruturar seu Planejamento de Endomarketing para 2023 de forma estratégica, tornando a sua equipe mais engajada e o clima organizacional melhor!
E você quiser ter ideias “fora da caixa” para celebrar as datas relevantes com os seus colaboradores, fale com a gente!
A Compreendo tem diversas soluções para estreitar o relacionamento com o seu time por meio da Comunicação.
Veja alguns serviços que oferecemos:
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E muito mais!
Até a próxima!
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