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5 dicas para implantar uma boa estratégia de endomarketing na empresa

Atualizado: 1 de fev. de 2022

Saiba como planejar ações para melhorar a comunicação e engajar seu time



Sabe aquele famoso ditado “Quantidade não é qualidade”? Ele vale para tudo na vida, inclusive para a comunicação.


Especialmente neste período de pandemia, em que as empresas estão investindo em ferramentas digitais para se comunicar e interagir com suas equipes a distância, planejar uma estratégia de endomarketing assertiva é ainda mais fundamental. Afinal, de nada adianta sair implantando um monte de canais de comunicação se a comunicação interna como um todo não for realizada de forma clara, transparente, inclusiva e engajadora.


Vale muito mais a pena contar com poucos veículos de divulgação internos e a mensagem ser compreendida por todos, do que utilizar ferramentas modernas sem planejamento, que não irão agregar nada ao colaborador e que, aos poucos, ficarão desatualizadas e obsoletas.


Mas então o que eu preciso fazer para melhorar o relacionamento da minha empresa com a equipe e engajar o time? Continue lendo esse artigo e venha descobrir com a gente!


Promova o alinhamento estratégico


Quando se fala de alinhamento estratégico, a primeira coisa que vem à cabeça é a necessidade de orientar os colaboradores sobre como alcançar as metas do mês, do semestre ou do ano. Mas esse processo vai muito além disso.


O alinhamento estratégico começa já no recrutamento dos colaboradores, e deve considerar não só o conhecimento técnico e a experiência que o candidato possui, mas, também, se os valores que ele preza coincidem com os da empresa. Afinal, o colaborador se sente muito mais engajado quando se identifica e se orgulha da organização onde trabalha.


Já que falamos em metas, vale lembrar que a transparência é fundamental para que o colaborador saber como está o desempenho da equipe. É importante o gestor apresentar periodicamente os resultados esperados e alcançados, mensurando-os com indicadores e utilizando os canais de comunicação adequados para compartilhá-los com o time.



Reconheça ideias e ações inovadoras


O mundo evolui, o jeito de trabalhar se transforma, mas tem uma verdade que nunca muda: colaborador que se sente reconhecido é mais produtivo, engajado e feliz! Por isso, não deixe de reconhecer os integrantes da equipe que tiveram iniciativas inovadoras.


Vale lembrar que, para inovar, não é necessário “reinventar a roda”. Muitas vezes, ações simples podem ajudar a tornar os processos mais ágeis, a agregar valor ao produto ou serviço e a melhorar o ambiente interno.


Você pode citar a boa prática numa reunião com o time, criar um post sobre isso na rede social corporativa, fazer uma nota na news interna ou até mesmo realizar uma premiação, recompensando o colaborador com um bônus pela sua contribuição, por exemplo. O importante é mostrar que a empresa valoriza o esforço do colaborador, estimulando os outros profissionais a buscarem o próprio desenvolvimento profissional e pessoal.


Planeje seus canais de comunicação


A sua empresa pode oferecer benefícios incríveis, ter uma infraestrutura de dar inveja e elaborar o plano de carreira mais completo do mercado onde atua. Mas, se a comunicação não for boa, seu colaborador nunca ficará plenamente satisfeito, nem engajado.


Isso não quer dizer que você precisa disparar quatro e-mails por dia para a equipe, e sim transmitir as mensagens que são realmente importantes, no formato e na linguagem adequados para o seu público interno. O excesso de informação pode causar perda de tempo, reduzir a produtividade e até distanciar o colaborador da empresa em vez de engajá-lo.


Avalie quais canais fazem sentido para a organização e quais serão mais facilmente assimilados pelos colaboradores. Opções não faltam, afinal, a cada dia, surgem novas ferramentas digitais que possibilitam dialogar de forma mais ágil e atrativa, por meio de vídeos, podcasts e outros recursos. E ainda tem a vantagem de o colaborador poder acessar o conteúdo pelo computador ou pelo celular, de qualquer lugar.


Especialmente durante a pandemia, muitas empresas adotaram o home office e substituíram seus jornais e revistas internas impressas por versões digitais. Também investiram mais em plataformas de videoconferência, possibilitando a integração entre as equipes, apesar do distanciamento social. Quando se trata de tecnologia na comunicação, o céu é o limite!


Faça uma pesquisa de clima


Você nunca vai saber no que sua empresa precisa melhorar se não ouvir o que os colaboradores pensam. E uma boa forma de saber a opinião da sua equipe é fazer uma pesquisa de clima, envolvendo fatores como: salários, oportunidades, condições de trabalho, relacionamento com o gestor e a equipe, entre outros.


Porém, vale lembrar que só realizar a pesquisa não basta para melhorar o clima interno. A alta gestão precisa ter uma comunicação aberta com o time, contando com lideranças capacitadas para ouvir críticas e sugestões, para compartilhar informações e resultados com transparência e que tenham criatividade e disposição para melhorar possíveis pontos de atenção.


Procure, também, implantar alguns rituais de comunicação que estimulem a troca de experiências entre líderes e liderados, como: reunião semanal da equipe, café com o presidente, convenção anual ou outros eventos que reforcem a missão, visão e valores da companhia.


Invista em capacitação


Oferecer capacitações é uma forma de contribuir para o desenvolvimento do profissional e, consequentemente, da própria empresa. Contar com uma equipe que possui criatividade e bom conhecimento técnico com certeza ajuda a companhia se destacar naquilo que faz.


Porém, investir em capacitação não é só realizar treinamento. Vale promover dinâmicas internas, para que os times tenham uma visão sistêmica do negócio e para estimular a busca de soluções para os desafios diários. A empresa também pode disponibilizar benefícios como subsidiar parte da mensalidade de um curso superior ou especialização do colaborador, oferecer mentorias e até mesmo premiar os profissionais que se destacam com um vale-cultura ou livro.


E já que a ideia é estimular o desenvolvimento do time, vale aproveitar os canais de comunicação interna para realizar iniciativas como: que livro você indica? O que você mais gostou no curso “x”? Assim, você incentiva a troca de conhecimentos entre a equipe e torna o colaborador protagonista do processo de comunicação interna.

Gostou do conteúdo? Então compartilhe esse artigo com seus amigos e conhecidos que se interessam por comunicação e descubra como o endomarketing pode tornar as empresas melhores e os profissionais mais felizes.


Até logo!


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