Descubra como ações internas bem planejadas podem tornar seu negócio mais próspero e lucrativo

“Se quer ir rápido, vá sozinho. Se quer ir longe, vá em grupo”. Esse conhecido provérbio africano representa muito bem o quanto a união é um fator de sucesso decisivo dentro de uma organização. Num mundo tão competitivo como o de hoje, as empresas que conseguem inovar e se diferenciar no mercado são aquelas que contam com equipes criativas, focadas e, acima de tudo, engajadas.

E a melhor forma de contar com pessoas comprometidas a dar o melhor de si todos os dias pelo sucesso do time é construir uma estratégia de endomarketing reforçada e bem-estruturada, tornando o relacionamento entre a empresa e a equipe mais próximo.

Afinal, você pode ter o melhor produto do mercado, a tecnologia mais moderna para agilizar os processos e o ponto de venda mais cobiçado do pedaço. Mas nada disso vai trazer a prosperidade que você espera se o seu negócio não der valor para aquilo que é mais importante na organização: o colaborador.

Você deve estar pensando: mas, afinal, o que a minha empresa ganha com esse tal de endomarketing? Continue lendo esse artigo, descubra e comece já a colocar nossas dicas em prática!

 Você terá colaboradores mais engajados e motivados

A gente já falou aqui sobre isso várias vezes e você já deve saber disso, mas nós vamos lembrar: colaborador feliz é mais criativo, engajado e produtivo. E não somos nós que estamos dizendo, é a ciência: segundo pesquisa da Universidade da Califórnia, colaboradores felizes produzem 31% a mais do que aqueles que são infelizes no ambiente de trabalho.

Por isso, investir numa boa estratégia de endomarketing não é perda de tempo nem de dinheiro, é lucro certo!

O clima organizacional ficará muito melhor

Poucas coisas na vida são tão desmotivantes quanto passar 40 horas por semana ou mais num ambiente de trabalho de que não gostamos, onde o clima é tenso e o relacionamento com os colegas é ruim.

Por isso, vale a pena investir em ações que deixem o colaborador mais confortável e satisfeito. Uma delas é capacitar o líder para tomar decisões assertivas, saber lidar com os liderados e colocar em prática comportamentos que sirvam de exemplo para a equipe.

Também é importante promover a integração entre os funcionários, por meio de dinâmicas e confraternizações. Mesmo em tempos de pandemia é possível fazer isso, já que hoje contamos com diversas tecnologias que permitem realizar encontros online e participar de atividades em grupo, mesmo que à distância.

A rotatividade de colaboradores vai diminuir

Existem muitos motivos para um colaborador pedir demissão. Ele pode estar querendo empreender, buscar outra carreira ou porque conseguiu uma oportunidade numa outra cidade, estado ou país onde gostaria de morar. Também pode estar com problemas pessoais que o impedem de continuar trabalhando ou apenas quer dedicar mais tempo à família ou a projetos particulares, como um hobby, um intercâmbio ou uma viagem mais longa.

Mas, na maioria das vezes, as razões que levam um colaborador a ir embora não são essas, e sim o excesso de trabalho, a falta de feedback, de orientação, de reconhecimento ou mesmo de respeito pela forma como é tratado pelas lideranças. Ou, simplesmente, por sentir que o seu trabalho não tem propósito ou que a empresa não segue o que prega em sua missão, visão e valores.

Agora, pense no tamanho do prejuízo e do transtorno que uma companhia tem quando faz um processo seletivo, treina o colaborador e, poucos meses depois, ele decide ir embora.

Nem sempre é possível evitar o pedido de demissão porque essa decisão pesa fatores que vão muito além da vida profissional. Porém, é inegável que a maioria das razões que faz um colaborador sair poderia ser evitada se as empresas colocassem em prática uma boa estratégia de endomarketing.

Pense nisso antes de achar que o colaborador deveria ficar feliz pelo simples fato de ter um emprego nesses tempos difíceis que estamos vivendo.

Seus colaboradores levarão uma vida mais saudável

Mais do que trabalhar feliz, a equipe precisa ter qualidade de vida. Quando o colaborador tem saúde, ele falta menos ao trabalho e se ausenta menos por licenças médicas. E o que isso representa para o negócio? Mais produtividade, eficiência e lucro, é claro!

Oferecer benefícios como refeições balanceadas, plano de saúde, vale-alimentação e ergonomia podem ser grandes aliadas nesse sentido. Mas também é possível adotar medidas simples que tenham pouco ou nenhum custo, como criar um espaço agradável de descanso nos intervalos e realizar ginástica laboral – que serve como um momento de descontração para relaxar da tensão do trabalho e pode até ser feita online. Acredite: pequenas ações podem fazer uma diferença ENORME na saúde física e mental dos seus colaboradores.

Sua empresa vai atrair e reter os melhores talentos

O que as empresas conhecidas como excelentes lugares para trabalhar têm em comum? Elas têm uma estratégia de endomarketing que valoriza, capacita e oferece ao colaborador suporte para que ele esteja alinhado aos objetivos da organização. E quando uma companhia se torna conhecida por ser uma marca empregadora, ela consegue atrair e reter os melhores talentos.

Afinal, empresas são feitas de pessoas, que são a chave do sucesso de qualquer organização.

Na vida ou nos negócios, relacionamento é tudo!

Se você está em busca de resultados melhores para o seu negócio e já entendeu que precisa melhorar o relacionamento com o time, mas não sabe como fazer isso, contratar uma empresa especializada em endomarketing pode ser a solução.

Na Compreendo, promovemos estratégias para aproximar pessoas e empresas através da comunicação, oferecendo serviços como:

  • Atendimento e Consultoria;
  • Diagnóstico e Planejamento;
  • Treinamentos e Workshops;
  • Ações Interativas e Gamificação;
  • Criação e Design;
  • Conteúdo Editorial e Digital;
  • Produção de Foto e Vídeo;
  • Campanhas Internas;
  • Rituais de Comunicação
  • E muito mais!

Esse conteúdo foi útil para você? Então entre em contato com a gente e descubra o que podemos fazer para engajar seus colaboradores e tornar a sua empresa um lugar mais produtivo, eficiente e feliz!

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *