Dezembro está chegando e logo começam as listas com resoluções para a virada. Para as empresas, os últimos meses do ano também são reservados para balanços e para algo muito importante quando falamos da estratégia do negócio: o planejamento.

A Comunicação Interna também precisa de planejamento e atenção, pois é uma ferramenta poderosa para que as companhias alcancem seus os objetivos em parceria com os colaboradores. Neste post, você vai conhecer as razões pelas quais a sua empresa deve investir em um bom planejamento de Comunicação Interna. Continue lendo!

Percepção de público

Quando você planeja a Comunicação Interna da sua empresa, tem a oportunidade de estudar e analisar o seu público. Você conseguirá entende-lo melhor e poderá focar em iniciativas e projetos que conversarão de verdade com os funcionários. Um bom planejamento é aquele que te torna um encantador de clientes internos.

Plano de ação

Com um planejamento, fica mais fácil elaborar um plano tático de comunicação. Ou seja, você terá uma visão de negócio ampliada e entenderá que ações precisam de investimentos imediatos e quais serão executadas em longo prazo.

Delegação de tarefas

Delegando tarefas

O planejamento de Comunicação Interna também é importante para que a empresa defina quem irá fazer o quê. Escolher os objetivos e prazos de cada iniciativa é tão importante quanto escolher quem ficará responsável pelas tarefas. Dessa maneira, fica ainda mais fácil acompanhar e a avaliar o desempenho de determinada ação.

Economia de custos

Planejar significa se antecipar e prever os possíveis cenários para o futuro. Também significa ter tempo para estudar propostas, negociar valores com fornecedores e até buscar recursos internos. Além disso, um bom planejamento de Comunicação Interna evita que tudo seja feito de última hora, em cima dos prazos e com orçamentos absurdos.

Avaliação de resultados

Para quem não sabe aonde quer chegar, qualquer caminho serve. Porém, para quem tem um objetivo, o planejamento é essencial. Ao planejar a Comunicação Interna, a sua empresa pode determinar que indicadores servirão para medir o sucesso das iniciativas. Somente desta maneira, você descobrirá se o seu mote de comunicação se tornou tão poderoso quanto um grito de guerra.

Revisão constante

revisando plano de comunicação

O mais indicado é que as empresas façam um planejamento de Comunicação Interna anual, adequando as ações ao direcionamento estratégico dos negócios da companhia. Contudo, não é incomum que novas necessidades apareçam durante o percurso. Esteja sempre atento as demandas e não tenha medo de realizar ajustes quando for necessário.

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